quinta-feira, 29 de abril de 2010

MISTERIO SOBRE O BEBE QUE SUPOSTAMENTE SUMIU DA BARRIGA DE UMA JOVEM

Lana CarlaPimenta de 20 anos de idade ainda não entende ate agora o que ocorreu, com o bebê que ela estava esperando a 9 meses.
Pré-natal, toque, anestesia, sala de parto. Lana passou por tosos os procedimentos necessarios e esperados que seja feito por uma mulher que agurada a chegada de uma criança. Todos os procedimentos foram feitos, a todos Lana foi submetida. Durante vários meses esteve na Unidade de Saúde da Marambaia para fazer acompanhamento médico e saber do desenvolvimento da criança. Foram cinco meses de dedicação e espera, após descobrir que estava grávida.
Uma hora depois de Lana entrar na sala de cirurgia, a mãe foi chamada pelo médico José Maria Negrão Guimarães e a notícia de que não havia nenhum bebê dentro da paciente deixou uma interrogação na família de Lana. “Eu só quero entender como pode nós termos a ultrassom com o bebê aparecendo e não ter nenhuma criança dentro da minha filha. Quero saber quem errou, se foi o médico que fez o pré-natal ou o que fez o parto. Quero saber onde está a minha neta”, questiona Maria Pimenta, mãe da jovem.
Na última consulta, em 5 de abril, Lana foi orientada pela médica a procurar uma maternidade, caso não sentisse nenhuma contração até o dia 19, por conta da criança estar sentada. Foi o que fez. Na manhã do dia 19, se dirigiu à Santa Casa de Misericórdia, mas a falta de leito impediu que ela fosse internada no local. “Antes do médico nos encaminhar para a outra clínica (Maternidade do Povo), fez o toque, ouviu o coração do bebê e disse que ia nos mandar para outro hospital”, disse a mãe.
Ao chegar na maternidade conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS), deu início aos procedimentos necessários para a cesariana. Durante o parto, contou a mãe, a estudante chegou a gritar. “Eu fiquei sem entender porque ela gritava, já que estava anestesiada, mas a enfermeira não quis me explicar e mandou eu descer”. Lana conta que durante a cirurgia, sentiu por três vezes dores muito fortes, que a acordava, mas o efeito da anestesia a fazia dormir novamente.
(Diário Online)
De acordo com o medico responsavel pela cesariana, Dr.José Negrão Guimarães disse que a gestação e inexistente.
Segundo o advogado do medico responsavel pela cesariana, Dr Osvaldo Serrão, não se trata de uma gravidez psicológica, mas da leitura de uma falsa realidade, induzida ao erro por outros profissionais que a encaminharam a Maternidade do Povo. De acordo ainda com o advogado, além do encaminhamento médico, a paciente também chegou à maternidade com toda documentação que realmente comprovava a gravidez, como exames laboratoriais e exames que mostravam o feto.
(notapajos.com)
 

Nossa Belem em Foco

PARECE ATE PIADA, MAS AURORA DO PARA SO TEM UMA ESCOLA DO ESTADO


Professores, pais e alunos da Escola Estadual Emílio Pantoja I, localizada na comunidade Santana do Capim, município de Aurora do Pará, no nordeste do Estado, reuniram-se de ontem com representantes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em Belém, para pedir a reconstrução do prédio da escola que, segundo um vereador de Aurora do Pará, João, está completamente deteriorado.
De acordo com o vereador, a Escola Emílio Pantoja I tem 70 anos e nunca foi reformada. O colégio tem apenas um banheiro para atender alunos e professores, o que e claro um enorme absurdo, um banheiro apenas para os alunos sejam do sexo masculino ou feminino. Nas instalações da instituição de ensino também não há bebedouros e água encanada. "A situação é precária. Muitos alunos temem que a escola desabe, porque há muitas infiltrações e principalmente goteiras, por isso, os estudantes não sabem se seguram um guarda-chuva ou escrevem", reclamou. Outro problema apontado é que o prédio está repleto de morcegos. Ao que se sabe, ate mesmo um professor que adoeceu e está em tratamento por causa deles.
A escola, onde a maior parte de alunos é ribeirinhos, é a única estadual de Santana do Capim e já teve cerca de 400 alunos. Por causa da falta de infraestrutura, hoje, tem apenas cerca de 250. "Muitos tiveram que ir para outras localidades para dar continuidade aos estudos, já que na localidade não há outra instituição de ensino.

Nosso Pará em Foco

Temos que ficar de olho


domingo, 25 de abril de 2010

"ÉGUA DE NOS" BRINDA OS 20 ANOS.

O grupo "Égua de Nós" comemorou neste dia 25 de abril 20 anos de carreira com muito samba hoje, que iniciaria as 14h, no Bolero. Depois dos aniversariantes, o Bolero receberá também convidados especiais para completar a tarde de samba, como Fernando Jakaré, Trama do Samba, Rally do Samba, Flávio Roberto e Carlinhos Sabiá.
O "Égua de Nós" formou-se em abril de 1990, a partir de uma reunião de amigos em um bar. O nome do grupo vem justamente dessa reunião, entre uma conversa e outra, com a gíria regional "égua". As influências do grupo variam entre Fundo de Quintal, Jorge Aragão e Zeca Pagodinho. O grupo, hoje formado por Jango, Paulo Caqui, Paulão e Dinho já venceu concursos de pagode na cidade, como o 1º Concurso de Samba e Pagode de Belém, realizado na casa de shows Bolero, em 94.
O convite para a comemoração do aniversário do grupo veio do sambista Fernando Jakaré, que tem grande admiração pelo grupo. "Agradeço muito ao Égua de Nós, eles projetaram a minha carreira", diz Fernando. Para a noite do evento, o repertório será todo dedicado ao samba de raiz. Dinho diz que entre os artistas e grupos interpretados, estarão Jorge Aragão, Zeca Pagodinho e Manga Verde.

Nossa Belém em Foco.
Orgulho de ser Paraense !

quarta-feira, 21 de abril de 2010

MÃOS DE OUTUBRO FATURA DOIS PRÊMIOS NACIONAIS

“Mãos de Outubro” o íntimo panorama da fé do cineasta Vitor Lima conquistou de fato o Brasil. O filme faturou o prêmio ABD-SP (Associação Brasileira de Documentaristas) e o prêmio Aquisição Canal Brasil de melhor curta metragem brasileiro, no Festival “É Tudo Verdade” no último domingo.
“Só de participar do Festival eu já estava extremamente feliz, pois fiz o filme pensando nele. Ganhar dois prêmios então... É transbordar”, comemorou Vitor.
Vitor conta que a idéia de realizar um filme com essa temática vem de muitos anos, bem antes de estar na universidade. “Sempre fotografei o Círio. Sempre foi um momento que me chamou atenção, tanto pelo lado religioso, quanto pela questão visual. O Círio é muito rico em imagens, seja pelas cores ou expressões. Como minha família sempre foi muito religiosa, eu sempre participei de eventos ligados à religião, um dia tive um insight e comecei a fotografar as mãos dos fiéis”.


Ele explica que apesar do filme ter sido feito com as imagens do Círio de Nazaré, o trabalho não é sobre a procissão, mas sim sobre a importância das mãos nas manifestações religiosas. “Quero que as pessoas, ao verem o curta, não o liguem à romaria, mas sim, que reflitam sobre a simbologia das mãos e sua importância nas manifestações religiosas. A idéia central do trabalho é essa”, explica.
Com as duas premiações, o filme cria mais expectativas de lançamentos em Belém.
Mãos de Outubro - Saindo de uma abordagem clichê do Círio de Nazaré, “Mãos de Outubro”, ultrapassa o viés religioso e usa o Círio como dispositivo para se falar das mãos, as mãos das pessoas que, direta ou indiretamente, participam da maior festa religiosa do Estado.
Consideradas simbologias de fé e devoção em quase todas as manifestações religiosas, as mãos foram a fonte de inspiração do aluno do curso de Artes Visuais e Tecnologia da Imagem da Unama, Vitor Lima.
Ele criou o projeto de um curta-metragem com imagens das mãos de fiéis durante o Círio de Nazaré.
Além do prêmio no festival “É Tudo Verdade”, o projeto foi um dos três vencedores do 1º Prêmio Estímulo do Museu da Imagem e do Som (MIS-PA) para Curtas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult-PA) e Sistema Integrado de Museus (SIM).  A produção do curta é da Cabocla Produções. “Mãos de Outubro” tem aproximadamente 20 minutos de película em preto-e-branco.





Nossa Belém em Foco.
Orgulho de ser Paraense !

JUIZA QUE MANTEVE MENOR PRESA É APOSENTADA

 O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu, no último dia 20 de abril,  aposentar compulsoriamente a juíza Clarice Maria de Andrade, que manteve por 26 dias uma adolescente presa em cela masculina com cerca de 30 homens, na delegacia de polícia de Abaetetuba interior do Pará. 
Foi acatado por unanimidade pelos conselheiros do CNJ, o voto do conselheiro Felipe Locke Cavancanti que é relator do Processo Administrativo Disciplinar contra a juíza.
 A magistrada foi condenada por ter se omitido em relação à prisão da menor, que sofreu torturas e abusos sexuais no período em que ficou encarcerada irregularmente. 
 A menina foi presa em 2007 por tentativa de furto, crime classificado como afiançável. Segundo o conselheiro Felipe Locke Cavalcanti, a juíza conhecia a situação do cárcere, já que havia visitado o local três dias antes, verificando a inexistência de separação entre homens e mulheres assim como as péssimas condições de higiene. "Ela não tomou nenhuma providência mesmo conhecendo a situação do cárcere", observou o relator. Também pesou contra a juíza, as provas de que ela teria adulterado um ofício encaminhado à Corregedoria Geral do Estado, que pedia a transferência da adolescente, após ter sido oficiada pela delegacia de polícia sobre o risco que a menor corria. "Ela retroagiu a data do ofício para tentar encobrir sua omissão", completou o relator.
Segundo Felipe Locke, os dois fatos são gravíssimos e comprometem a permanência da juíza na magistratura. Por isso decidiu pela aposentadoria compulsória, que é a pena máxima no âmbito administrativo, além de encaminhar cópia dos autos ao Ministério Público do Pará para que seja verificada a possibilidade de proposição de uma ação civil pública.
Caso seja ajuizada a ação civil pública, a magistrada poderá perder o cargo ou ter sua aposentadoria cassada. 
 O conselheiro acrescentou ainda que o caso deixa mais evidente a necessidade da presença constante do Poder Judiciário no acompanhamento da execução penal.
 Durante a sessão, o ministro Gilmar Mendes chamou a atenção de todos os atores envolvidos com o sistema prisional, a exemplo de magistrados, procuradores, defensores públicos e a administração, para as falhas atualmente verificadas no âmbito da execução penal. "Todos precisam contribuir para que o sistema funcione de fato", enfatizou. O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o paraense Ophir Cavalcante, disse que não apenas o Judiciário, mas o sistema como um todo, não funcionou no episódio ocorrido em Abaetetuba. Segundo ele, o caso reacende a discussão em torno da falta de dignidade do sistema carcerário brasileiro. "Precisamos de um olhar novo para enfrentar essa questão e acabar com as injustiças que vêm sendo cometidas", concluiu.
(Ascom/CNJ)


Nossa Belém em Foco.
Temos que ficar de olho!




segunda-feira, 19 de abril de 2010

CASA DAS 11 JANELAS - COMPLEXO FELIZ LUZITANIA

Casa das Onze Janelas ou Palacete das Onze Janelas é um edifício histórico da cidade brasileira de Belém do Pará.
Trata-se de um dos mais lindos pontos turísticos da cidade de Belém, construída no século XVIII como moradia por Domingos da Costa Barcelar, um rico senhor do engenho, o prédio também funcionou como hospital militar em meados de 1768.
A casa teve funções militares entre 1870 até ser comprada pelo governo em 2001, para ser utilizado como ponto turístico.
O edifício foi a quarta parte  do projeto/ conjunto arquitetônico e paisagismo Feliz Luzitania. O  edifício abriga, um espaço cultural com três salas de exposição e área externa, além do espaço museológico, o "Boteco das Onze", que apesar do nome, é um dos restaurantes mais qualificados de Belém.
Sua área externa, conta um conjunto de equipamentos culturais, com o Jardim Feliz Luzitânia / Jardim das esculturas, além de possui um conjunto de equipamentos culturais, o Navio Corveta, a sombra de uma mangueira de frente para a baía do Guajará. Ao lado existe ainda o anfiteatro, uma fonte e um pier, que serve como palco para apresentações musicais e performances.Da área da Casa aprecia-se principalmente uma bela vista da Baía do Guajará e do Mercado do Ver-o-peso.
O Espaço Cultural, pode ser projetado, como referência em arte contemporânea para as regiões Norte e Nordeste. O espaço possui duas exposições principais:
"Traços e Transições - Arte Contemporânea Brasileira" e "Fotografia Contemporânea Paraense - Panorama 80/90".
(foto: Andrébonanci)






Nossa Belém em Foco.
Orgulho de ser Paraense !





terça-feira, 13 de abril de 2010

PLANETÁRIO SEBASTIÃO SODRÉ DA GAMA

Planetério de Belém/Pa, "Sebastião Sodré da Gama", foi fundado em 30 de setembro de 1999, sendo o primeiro da região norte e considerado um dos mais modernos do Brasil.
Se encontra localizado em uma das rodovias de Belém (Rodovia Augusto Montenegro) ao lado do Estádio Olimpico do Pará. O Planetário é equipado com aparelhos vindos diretamente da Alemanha, o espaço tem capacidade de reproduzir aproximadamente 80 constelações, cerca de 7000 estrelas, além de cometas, galaxias e planetas.
O Planetário do Pará é uma excelente opção tanto de lazer como cultural e principalmente de estimulo ao conhecimento prático e científico, onde nós podemos obter dados realmente específicos, com os devidos equipamentos modernos e principalmente apropriados para estudos, análises e pesquisa sobre o assunto.


Nossa Belém em Foco.
Orgulho de ser Paraense !

EM BELÉM 16ª EDIÇÃO DO SALÃO UNAMA DE PEQUENOS FORMATOS.

Artistas de várias regiões brasileiras concorreram à 16ª edição do Salão Unama de Pequenos Formatos, com obras nas diferentes modalidades das artes visuais. 
Ao todo foram 450 inscritos, num total de 1.149 obras apresentadas, superando o número da edição anterior. Desses, 22 foram selecionados e disputam R$ 17 mil em prêmios, sendo R$ 9 mil para o Grande Prêmio do Salão, R$ 4 mil para o Prêmio Especial Graça Landeira e R$ 4 mil em prêmios de aquisição. 
Os vencedores serão conhecidos no dia 10 de maio. Uma comissão formada por três profissionais da área de artes visuais será a responsável pela indicação dos premiados.
Para o curador Emanuel Franco, essa superação no número de inscritos traduz o interesse dos artistas em participar do Salão e a aceitabilidade que o concurso vem tendo. 
A natureza das obras inscritas, provenientes de cada região, também é um fator importante para se ter acesso à produção que vem sendo desenvolvida em cada uma delas.
A mostra dos artistas selecionados e premiados será aberta no dia 11 de maio, às 20h, nos espaços expositivos da Galeria de Arte Graça Landeira e a cerimônia de entrega dos prêmios e homenagens aos artistas convidados. 
O período de visitação do Salão se estenderá até o dia 17 de junho, com acesso gratuito e os visitantes.

SELECIONADOS

Alberto Bitar (PA) - Fotografia
Alex Topini (RJ) - Vídeo
Ana Beatriz Elorza (SP) - Fotografia
Ana Luiza Kalaydjian (SP) - Instalação
Ana Maria Mokarzel (PA) - Fotografia
André Favilla (SP) - Desenho
Bettina Vaz Guimarães (SP) - Desenho
Camila Soato (DF) - Pintura
Carla Chaim (SP) - Desenho
Diego de Santos (CE) - Desenho
Fábio Baroli (DF) - Pinturas 
Iuri Casaes (RJ) - Gravuras 
Karina Zen (SC) - Fotografias 
Louise D. D. (RJ) - Objetos 
Lucas Simões (SP) - Objetos 
Maura Grimaldi (SP) - Fotografia 
Nailana Thiely (PA) - Fotografia 
Natasha Barricelli (SP) - Escultura 
Nathan Tyger (SP) - Fotografia 
Rodrigo Torres (RJ) - Objeto 
Sandra Lopes (SP) - Pintura 
Sinval Garcia (SP) - Fotografia

É isso aí Belém dando ênfase à arte!

Nossa Belém em Foco