terça-feira, 17 de março de 2009

O VELHO VER-O-PESO DE GUERRA.

O conhecidíssimo Mercado do Ver-o-peso, como sabemos, está situado na nossa magnífica cidade de Belém do Pará, as margens da Baía do Guajará.
Belém é um município brasileiro, capital do estado do Pará. É a segunda cidade mais populosa da região Norte e a maior Região Metropolitana do Norte, é conhecida como "Metrópole da Amazônia".
O nome ver-o-peso, vem do período colonial, quando o nome era haver-o-peso, onde eram recebidos mercadorias do interior e também era o local onde eram recebidos os impostos para a Coroa Portuguesa.
Hoje nosso mercado, é famoso principalmente por sua variedade em produtos (frutas, doces, peixes, pães e verduras raras na região), pois, muitos produtos vem de longe, de nossos interiores.
O mercado é o maior da América Latina em 2009 ele completou seus 382 anos.

Nossa Belem em foco
* Orgulho de ser Paraense !

A DELÍCIA DO TUCUPÍ

Tucupi, é um molho em tom amarelado, que é extraído da raiz da mandioca (Mandioca, também conhecido como aipim ou Macaxeira é a espécie comestível e mais largamente difundida do gênero Manihot, composto por diversas variedades de raízes comestíveis.
O nome dado ao arbusto da manihot é maniva. Trata-se de um arbusto que teria tido sua origem mais remota no oeste do Brasil (sudoeste da Amazônia) e que, antes da chegada dos europeus à América, já estaria disseminado, como cultivo alimentar, até à mesoamérica (Guatemala, México). Espalhada para diversas partes do mundo, tem hoje a Nigéria como seu maior produtor) brava, que é descascada, ralada e espremida (tradicionalmente usando-se um tipiti). Depois de extraido, o molho "descança" para que o amido (goma) se separe do liquido (tucupi). Inicialmente venenoso devido à presença do ácido cianídrico, o líquido é cozido (processo que elimina o veneno), por hora, podendo então, ser usado como molho na culinária, como por exemplo no famoso prato de "Pato no Tucupi" prato típico paraense.

Nossa Belem em foco
* Orgulho de ser Paraense !


terça-feira, 3 de março de 2009

PATCHOULI , PATCHOULY, PATCHULI , PATECHULI OU PATEXULI, NÃO IMPORTA,...

Seja o nome que se dê, o importante é a qualidade desse produto.
É o nome dado tanto ás plantas quanto ao óleo da essencia obtido de suas folhas. é uma hebácea da família das gramíneas, originária da Malásia.
Suas folhas são utilizadas para confeccionar chapéus, mas é nas raízes que está seu grande atrativo.
O aroma de patchou
li é forte e, mesmo considerado agressivo por algumas pessoas, tem sido utilizado durante séculos em perfumarias. O seu aroma é considerado relaxante por diversas pessoas.
Dotadas de um perfume peculiar, quando secas suas folhas são usadas para a confecção de leques, bonecas, renas e ainda no preparo de "garrafada".
Misturada a outras raízes e cascas de árvor
es igualmente perfumadas dá origem ao "Cheiro do Pará".
São atribuídas várias propriedades benéficas tanto à planta quanto ao seu óleo essencial , proncipalmente por parte dos adeptos de medicina alternativa e ervanários.


Nossa Belem em foco
* Orgulho de ser Paraense !