terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

AÇAI QUE MARAVILHA !

O nosso açaí também conhecido por muitos como juçara, é um fruto diga-se de passagem maravilhoso extraído do fruto da palmeira (Palmeira é o nome comum da Arecaceae, anteriormente conhecida como Palmae ou Palmaceae, a única família botânica da ordem Arecales, da mesma família que o coqueiro e a tamareira, a árvore está centralizada nas regiões tropicais e subtropicais.Wikipédia) conhecida popularmente como açaizeiro.
Originária das palmeiras que crescem nas várzeas do Rio Amazonas, o açai é uma frutinha arredondada e muito roxa, quase preta, lembrando uma jaboticaba pequena.
Tem uma caroço proporcionalmente grande e pouca polpa.
A palmeira do açaí nasce em touceiras (moitas de árvores pequenas) com cerca de 6 troncos, que são ligeiramente curvas.
As árvores da palmeira chegam a 30m de altura
Cada um desses troncos chega a nascer até quatro cachos com frutos.
É uma planta que prefere os terrenos alagados e áreas úmidas.
Por isso sua ocorrência é mais freqüente nas margens dos rios, como o Amazonas.
Essa maravilha da natureza, floresce e multiplica-se durante o ano inteiro.
Em algumas regiões normalmente aquelas ribeirinhas, suas folhas são usadas para cobertura de casas (em substituição de telhs); sua madeira também é normalmente aproveitada para construções rústicas; seus caroços são utilizados para artesanato como colares, brincos, pulseiras; suas fibras utilizadas para tecer chapéus, cestos e seus cachos nas regiões interioranas chegam até a ser aproveitados como vassouras.
O palmito é um alimento extraído do broto da palmeira, trata-se digamos que algo em formato de um cilindro branco, macios e pouco fibrosos.
Os palmitos são conservados em salmoura (solução de água salgada, onde se pode conservar determinados tipos de alimentos, como carnes, peixes,...).
Importante ter o conhecimento de que a extração do palmito, significa a morte d palmeira.
O palmito é muito utilizado na confecção de saladas e em muitas outras receitas.


Nossa Belem em foco
* Orgulho de ser Paraense !



Nenhum comentário:

Postar um comentário