A Prefeitura Municipal de Benevides no Pará ( a cidade de Benevides surgiu como uma colônia agrícola, reconhecida inicialmente como povoado, sob a invocação de São Miguel Arcanjo, por meio de um ato da Assembléia Legislativa Provincial, em 10 de junho de 1878.
Nos trabalhos históricos de Theodoro Braga, registra-se que em Benevides, em 30 de março de 1884, contando-se com a presença do Presidente da Província do Grão Pará, General Visconde de Maracaju, foi realizada uma sessão solene, na qual foi concedida a liberdade a todos os escravos residentes nesse território.Relata-se, que o ato teve como cenário a sede da Sociedade Libertadora de Benevides, alcançando enorme repercussão, a ponto de atrair para o lugar uma grande quantidade de escravos que se encontravam na condição de fugitivos, em outras localidades. A libertação concedida provocou uma concentração de mão-de-obra que foi empregada nas atividades agrícolas, fazendo Benevides progredir.), promove, de 3 de dezembro a 6 de janeiro, o Natal de Benevides, quando a cidade se enfeita para o Natal com esculturas e enfeites produzidos com garrafas pet. É um trabalho bonito, de fino acabamento, que utiliza quase um milhão de garrafas.
O tema do Natal de Benevides 2011 deste ano será "Um presente pra você".
Iniciativas como esta, da Prefeitura da cidade, deixa a cidade mais bonita, atrai a atenção para o potencial turístico da região e gera empregos. Vale a pena conferir.
Decoração natalina em garrafas pet: A decoração surpreende devido ao fino acabamento das peças. Em 2010 será composta por caixas de presentes, Bengalas, Bonecos, Lustres de bolas, Portais, árvores de 02,05,08 e 12 metros de altura.
Fábrica de natal: A fábrica de natal 2010 em um espaço mais amplo, arejado e bem estruturado onde dezenas de pessoas trabalham na produção da decoração natalina.
Presépio: Composto por 19 personagens em fibra de vidro, com peças de mais de 02 metros de altura, além de gazebo, árvore e caixas de presente em pet.
Casa do Papai Noel: Decorada com móveis de época: Casa em alvenaria de 100m quadrados que harmoniza na decoração eclética (desde moveis provençais, vitorianos, Luiz 15, dos clássicos barrocos ao modernismo da década de 50), a tecnologia da iluminação interna que varia da luz incandescente simples a fibra ótica, decoração com elementos regionais como cipó, folhas de cupuaçu, caroço de açaí, colcha de fuxico, esteiras e miriti. Onde Papai e Mamãe Noel recebem carinhosamente os visitantes.
Vila do Noel: Composta por 18 casinhas especialmente construídas para o evento, estilo colonial europeu e coloração típicas da época natalina. Com espaço reservado para artesãos e lanchonete.
Fábrica do Noel: Com duendes trabalhando na produção de brinquedos em madeira.
Fast food: 17 caixas de presentes gigantes, com lanches rápidos para todos os gostos.
Praça de Alimentação: Localizado na área Central da cidade com restaurantes diversos.
Restaurantes e lanchonetes já existentes na área.
Sistema de segurança: Monitoramento 24h por câmeras na área do evento e 250 homens, entre segurança particular e policiais militares.
Anfiteatro: Área aberta com 400m2 com capacidade para 400 pessoas, onde acontecem espetáculos, teatro, música e dança.
Coral: Estrutura para 60 cantores, com apresentações diárias.
Lounge: Áreas reservadas, decoradas com pufs e iluminação especial para que os turistas possam descansar e apreciar a decoração.
Feira do micro-empreendedor: Com espaços para venda de produtos diversos.
Pórticos de entrada: Recepcionando os visitantes.
Estacionamentos: Áreas privativas e abertas com vigilância.
Área de saúde: Ambulâncias, hospital e unidade de saúde 24h para atender urgências ou emergências.
Banheiros químicos: Distribuídos em todas as áreas do evento.
Parque de diversões: Para que as crianças possam brincar e se divertir tranquilamente.
Nosso Pará em Foco a ser tomado como exemplo
Orgulho de ser Paraense!