Victor De La Rocque, estudante do curso de "Artes Visuais e Tecnologia da Imagem", começou sua relação com as artes aos 10 anos (através da música) e hoje é um dos artistas expoentes da nova geração, recebendo o "grande prêmio" em salões de arte como Arte Pará (2008) e Pequenos Formatos (2008), além de participar de exposições coletivas e individuais em Belém, Brasília e Fortaleza desde 2007. O artista ganhador do prêmio-aquisição nessa 29a edição do Arte Pará, leva agora seu trabalho premiado um pouco mais longe hoje. Criador da instalação "O Ovo e a Galinha", ainda exposto no Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP) - um dos quatro espaços expositivos do salão este ano -, o paraense apresenta sua obra no evento "Trampolim -itinerante", em Bogotá, na Colômbia, na tarde deste sábado.
Para esta apresentação, De La Rocque muda um pouco a concepção do trabalho, que ganha agora o nome de "Why did the chicken cross the road?" (em português, ‘Por que a galinha atravessou a rua?’). Trata-se de uma performance formada por um conjuntos de ações provenientes de pequenas anedotas populares, e para cada anedota, cria-se uma ação que a descreve fisicamente, na realidade corporal do artista. A proposição busca enfrentamentos com as problemáticas atuais do sistema e da vida contemporânea através das piadas apresentadas pelo ato performático. O humor aparece como fuga e/ou resignificação da realidade sobrepostas pelo nonsense.
"Esse é um trabalho de dois componentes: uma introdução genérica, como um jogo de perguntas comuns. E um segundo momento designado como clímax, num final surpreendente, que entra em choque com o desenvolvimento da pergunta banal. O nível de surpresa deste final modifica-se de acordo com o quanto de ironia pretendo alcançar", detalha o artista. No total, Victor realiza três ações que não possuem duração de tempo estipulado e conta com a "ajuda" de uma galinha viva e 54 ovos de galinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário